Charlotte


Que tal criarmos um anime que mistura tudo e ver se fica bom? Veja um anime que tem tudo e também pessoas com poderes.


CharlotteEpisódios: 13
Status: Finalizado
Season: Verão 2015
Genres: Drama, Escolhar, Super Poderes
Duração de minutos por episódios: 24 minutos
SinopseA história se passa em um mundo aonde uma pequena porcentagem das crianças manifesta poderes ao atingir a puberdade. Ela segue um grupo de membros do concelho estudantil que ajuda as pessoas com os problemas involuntários gerados por seus poderes. Os protagonista são: um rapaz que pode trocar de corpo com outras pessoas por 5 segundos e usa seus poderes para memorizar respostas da prova de estudantes mais inteligentes; uma cantora de uma banda que pode se comunicar ou ser possuída pelos mortos; a presidente do conselho estudantil, que pode apagar a visão de alguém sobre ela ficando invisível aquela pessoa, e um rapaz que pode se mover em super velocidade sem conseguir frear corretamente


Talvez a minha grande pergunta seja aonde Charlotte errou?
A história em si tinha tudo para ser um história incrível. Mas foi cada erro um pior que o outro. Não sabe do que eu estou falando? Tudo bem, vamos por partes que eu explicarei para você.
Charlotte é um daqueles anime que mistura tudo e mais um pouco. Acho que uma mistura tão pior de tudo não poderia ter sido pior. Talvez esse tenha sido o primeiro erro: querer tudo em um anime de 13 episódios sem ter um foco. Do que eu estou falando? Ok, vamos somar o que temos nesse anime em um quadro geral: Um grupo de crianças com super poderes em uma escola com pessoas iguais a elas + No começo o “casal” principal da história (estudantes pra variar) não se dava bem e depois vão gostando um do outro + experimentos científicos e cobais humanas + viagem no tempo + viagens internacionais com um inglês péssimo de pessoas que “deveriam ser nativas” + morte e reviver pessoas + leve-gore + artistas pops e seus fãs.
Quando ouvi falar sobre a história a primeira vez pensei que poderia dar muito certo. E quando vi o primeiro episódio pensei: “Pode ser, talvez. Tem potencial. ” E como me arrependi sobre essas palavras. Nossa, como me arrependi. Mas não me julguem. Steins;Gate é maravilhoso e sinto falta de viagens no tempo #julgada

Então minha reação ao ver esse anime só pode ser descrita pela imagem do próprio:


Spoiler Alert

Problema número um) A falta de desenvolvimento dos sentimentos dos personagens. Talvez esse seja o maior erro do anime. Sentimentos como perda, amor e família são passados como banais. Tem momentos na plot que eles tentam passar mas ainda assim não chega lá, sabe?
Como quando Yū Otosaka entra em um luto absurdo quando sua irmã morre. Isso o deixa fora de si. Passam-se dias, ele começa a espancar pessoas e ia até começar a usar drogas. E no episódio seguinte ta tudo “ok”. Não, não é assim que lidamos com as coisas no mundo real.
Quando perdemos alguém muito importante é importante SIM alguém estar no nosso lado assim como a Nao Tomori esteve e tentou fazer ele ficar bem. Mas acho que o Anime esqueceu uma pequena coisinha chamada ética.
Por que afinal está ok ele espancar metade da cidade, enfiar pedaços de madeira no corpo das pessoas e ameaçar arrancar os olhos das pessoas e você só vai parar ele quando vai tentar usar drogas... “Ah, se você usasse drogas você não teria como voltar, por isso eu te parei” Tipo, serio? Você não acha que deveria ter parado antes? Tipo antes de machucar umas 50 pessoas? Por que está tudo ok machucar pessoas quando a gente está sofrendo? Você está realmente querendo me dizer que está tudo bem em literalmente fazer outras pessoas sofrerem  quando alguém importante para nós morre? É aceitável? Ele ta extravasando a dor do luto? E a melhor maneira é espancando e ameaçando pessoas? Acho que seu conceito de ética e moral ta meio errada. E tenho quase certeza que essa lógica podemos aplicar a vários psicopatas e assassinos do mundo.


E depois dessa mudança TREMENDA de personalidade, você simplesmente fica emocionada e volta a realidade. E tipo todas as pessoas que você machucou? Não interessa por que não são os mais importantes. Nem para você nem para o anime.
Ou então sentimentos como família são TERRIVELMENTE abordados. O irmão da Nao Tomori, foi muito mal trabalhado. Deveria ter aprofundado mais. Afinal que experimentos fizeram com ele para ele ficar assim? Como assim não deu tempo de salvar ele com a escola? Por que a mãe vendeu ele? Medo? Dinheiro? O que ele tem para começo de conversa? Alucinações? Psicoses? Transtorno de personalidade? Sério, uma luz. Nem precisa entrar em psicologia se não quiser. Só me responde então, Por que a música da Zhiend ajudou? Se ele não conseguia diferenciar uma pessoa da outra, significa que ninguém pensou em colocar a música para tocar antes? E eu já vou me aprofundar melhor nisso depois mais se era algo tão importante e chocando a vocalista cantar naquele hospital, por que simplesmente foi apagado da linha do tempo sem remorsos pelo Otosaka?

Problema número dois) Coisas que REALMENTE são importantes são passadas “despercebidas” ou não são trabalhadas com a importância que deveriam. Como a Tomori  e Shunsuke se conheceram? Ou então por que é tão conveniente que memória só do Otosaka volte e a da irmã não possa voltar? Apenas coincidência? E como assim fundaram uma escola para proteger do governo as pessoas com poderes, mas se escondem em uma caverna? A gente viu que você FUNDOU a escola, não é como fosse um segredo para o governo. E não acha que se eles quisessem realmente fazer os experimentos é o lugar ideal para eles encontraram? Você está protegendo ou está criando o lugar para que seja apenas mais fácil de achar? Ta mais para um cercado de porcos prontos para o abate. Você simplesmente sabe que está lá.
Sério, qual é o problema desse plot. Não entendi mesmo. Muito mal feito. Afinal de contas QUEM está perseguindo as pessoas com poder? Porque se realmente é o governo, não tem COMO você fundar uma escola e estar ok para o país. Tipo, serio. Impossível. Cade impostos, sistema de educação, ENEM, sei la QUALQUER COISA. Você não ta criando uma casa, e sim um instituto de educação se segue regras especificas para abrir. Ou seja o governo sabia de você. Não tenta jogar isso pra cima de mim que ele não sabia AT ALL sobre a sua existência. 
E como assim uma super-empresa de pessoas com super-poderes simplesmente deixa de procurar o passado de seu motorista particular de confiança (aquele que trabalha com você a anos). Que conveniente ele ter uma família que ninguém sabia e que ela estava sendo ameaçada a anos (reforçando que todos tem poderes especiais). Tipo, ele não vai visitar a família nunca? A empresa já tem quantos ANOS e ninguém nunca o viu nem como uma foto no celular da família? Nenhuma ligação? Por favor né, não tem como a gente acreditar nisso.
E pera, não era para você colocar TODAS as pessoas com poder na escola; E o cara do beisebol e o que voa? A gente sabe que eles não tem poderes agora porque o Otosaka roubou, mas mesmo assim ele devia acha estranho? Não passou pela cabeça dele em perguntar isso na época? Ninguém pensou nisso na época? Não é possível que ninguém parou para pensar.
E não pera, Ele viajou o mundo INTEIRO em um episódio? WTF quem ta contruindo a cronologia desse anime senhor? Quanto tempo ele fez isso? Quanto tempo se passou só nesse episódio?

Problema número três) enquanto temos coisas como no número 2 que são abordados de menos, é utilizado esse tempo para colocar coisas INUTEIS na plot.
Calma, vamos devagar. Não era algo SUPER importante na plot a música da banda lá? Fez o irmão reagir ao tratamento a voz da cantora. Então, porque cargas d’aguas aconteceu que ninguém realmente se importou quando ele voltou no tempo e esse tempo “importante” se perdeu na outra linha do tempo?
Ninguém se importou? Não era importante o suficiente para o principal da história se sentir um pouquinho ressentido? Se a banda não era importante, então POR QUE você perderam tanto tempo com aqueles momentos tocantes? Só para que no final não fizesse sentindo? Sério, tente colocar no papel a cronologia de Charlotte. As falhas são gritantes.
E serio, as caças as bruxas foi por causa de um cometa? Não, isso é patético. Não ficava só até as pessoas ficarem adultas? A maioria das pessoas que morreram na idade média de ser acusada de bruxas eram mulheres adultas para cima.




Problema número quatro) A falta de consideração com a “morte” de uma pessoa.
Não. Você não pode simplesmente mostrar a morte de alguém querido e falar que podemos trazer de volta voltando no passado. Isso simplesmente não se faz. Serio, não consigo mais falar sobre isso vá assistir Steins;Gate para aprender mais sobre isso. Você leitor não, quis dizer vocês que fizeram o Charlotte mesmo.

Problema número cinco) O óbvio.
Ninguém parou para pensar que quem sabe esses poderes NÃO são uma doença? Eu entendo ter tratado ele como uma doença pela plot principal da história
Porque as pessoas podem ser usadas como cobais, mas não é possível! Por que todo mundo só “aceita” que é uma doença sem falar nada? Você ouve uma menina que fica invisível falar que é uma doença e fala para você nunca mais usa seus poderes acreditando CEGAMENTE nela enquanto ela mesmo ainda ta usando. Não parece confiável.
“Tudo que queremos é ser normal” que mundo é esse que não a nenhuma pessoa que realmente ache que isso é bom? Que isso pode ajudar as pessoas e que isso poderia ser um grande AVANÇO e não tratar isso como regresso?
No anime não existe o meio termo. Só existe o “isso é uma doença” ou o “Usar como cobaia para fins políticos”. Cade o “pessoas com poderes unidos para tentar fazer todos terem e trazer um mundo melhor” ? Não que realmente vá trazer um mundo melhor ou que isso vá acontecer, mas é OBVIO que isso teria que existir!
 Se eu tivesse um poder acho que o que eu iria querer era que ninguém tirasse ele de mim, que eu não fosse um cobaia, e ia querer ajudar os outros. NINGUEM na história inteira pensa assim; Tudo é uma doença; E tem mais, se são poderes provisórios, mais um motivo para trata-los como um “milagre” para ajudar o mundo enquanto você os tem. Acho que milagre é muito forte para se usar, mas por falta de palavra melhor vai essa.
Tipo a menina que tinha o poder de curar as pessoas. PARA QUE ROUBAR O PODER DELA? Tipo, serio. “Se você vai perder, não adianta aproveitar” ? É isso? “Não é de verdade se vai embora depois de um tempo” ? É isso que você quer passar? Porque tecnicamente se eu tenho o poder e se mesmo que ele vá passar depois de um tempo, ele é meu e eu posso ajudar as pessoas o máximo que eu conseguir até que ele vá embora. Por que então criar uma vacina para ninguém nunca adquirir poderes? Por causa dos poderes “perigosos” ? Todos os poderes podem ajudar as pessoas. Não Acredita? Então vamos lá:
O ficar de ficar invisível - cuidar de pessoas queridas sem incomoda-lás.
O poder de atravessar paredes – ajudar pessoas em resgate. Se você não consegue desmaterializar as pessoas junto com você, você ainda pode ajudar nas buscar.
O poder de correr – fazer projetos sociais mais rapidamente. Papai noel entrega os presentes de todas as crianças do mundo em uma noite afinal.
O poder de mover coisas  - ajudar pessoas com problema de locomoção e idosos
O poder do fogo – na falta de isqueiros ou fósforos aquece lugares muito frios
O poder de gelo – ajuda nos lugares muito quentes
O poder de apagar memórias – pessoas que queiram apagar momentos tristes
O poder de trocar de lugar com os mortos – Permitir as pessoas a conversar com os entes queridos que já se foram
O poder de fazer alguém dormir – Alguém com problemas para dormir
O poder de voltar no tempo – mudar coisas erradas na história (porem não recomendado pois né, universos paralelos)
Até o poder do colapso na Engenharia! Prédios que precisam ser detonados sem precisar usar detonadores, ou lugares que precisam detonar o chão para procurar por água.

Tai. Utilidades sociais para os seus poderes. Motivos mais do que suficiente para ter pelo menos UMA PESSOA NA HISTÓRIA que não deveria pensar como doença. Sério, como assim?????

Em certo ponto esse tópico me lembra Shinsekai yori. Se ainda não viu esse anime esqueça o que eu falei sobre a comparação HAHAHAH. Mas até o que acontece no nesse anime ainda é melhor do que o que acontece em Charlotte. De verdade. 

E meu Deus que final patético. Que sentimentos são esses... Acho que faltou respeito com os sentimentos de todos os personagens. De verdade. Eles mereciam mais sentimentos.

Um comentário:

  1. Cheguei 5 anos depois dessa postagem, li tudo que estava escrito e vim até aqui pra perceber que ninguém comentou sobre isso...
    Okay '-'

    ResponderExcluir