Urara Meirochou e Xintoísmo


Konbawa!

Então esse vai ser um post conjunto. Ele será um Anime Desvendado ao mesmo tempo que um da Casa do Senpai. Por que você deve estar me perguntando caro aspirante a Senpai. Simples: Não temos como desvendar por completo Urara Meirochou sem falar de todas as maravilhosas referências religiosas, espirituais e afins que contem. 
E pra ficar mais fácil  eu vou separar por tópicos. Porque na verdade eu acho um absurdo maior ainda ninguém estar dando o devido crédito nessa Season como ele merece.

Minha reação quando as pessoas falam que é um dos piores animes da Season ou não gostaram dele at all:


O anime é tão rico culturalmente que ja faz ser um anime incrível de se ver. E mais! Elas são taaaão kawaii que da mais vontade de ver!

Não é aquele anime que tem 37548454 milhões de meninas que todas se pegam e é prato cheio pra waifu. Não é nenhum dos seus Harem também (porque por sinal nem tem homens no anime #ficaadica) e também não é nenhum hentai ou Ecchi boladão dos peitões. Não. A forma como é conduzida qualquer tipo de intenção maliciosa é tão leve e indireta que chega a ser fofa e inocente. E fica mais presa a nossa mente maliciosa as vezes do que o próprio anime.

De certa forma me lembra de Sakura Card Captore (Spolier alert de Sakura a seguir) quando você descobre ao ver mais tarde que na verdade todo mundo é gay, lésbica e as pessoas tem até sentimentos meio bissexuais e mesmo assim acontece de uma forma tão tranquila e sutil que quando você é menor você nem nota. E você ainda ama.

Então lá vai os motivos para você não ser um hater desse anime ♥ e ver :

Número 1) A produção. 

O Estúdio que esta produzindo o anime é o J.C.Staff que pra quem não ta por dentro o mesmo que fez:

Toradora! , Kaichou wa Maid-Sama!, Shoukugeki no Souma,  Bakuman, Prison School, Kamisama no Memochou, Shingetsutan Tusikihime, Nodame Cantabile, Shigofumi, Aoi Hana, Joshiraku, Saiki Kusuo no Ψ-nan, Nodame Cantabile Finale,  Flying Witch, Ghost Hunt, Golden Time, Sakurasou no Pet na Kanojo

Isso assim... Só ALGUNS dos animes que o estúdio ja produziu. Só pus os mais famosos ou os com mais usuários pelo MAL e até mesmo alguns que você tem que ver porque são legais. Provavelmente você já ouviu falar de algum deles e nem sabia quem era realmente o estúdio que fez. Ou então nem fazia a mínima noção que eles também estavam fazendo Urara Meirochou. 

Deixando o Estúdio de lado, temos também o próprio diretor! Youhei Suzuki que foi diretor de vários episódios de animes muito bons. Como Aoi Hana, Ghost Hunt Toradora etc. Ele também ja tem história como diretor de fotografia (Nanbaka, Spiral, Maburacho) o que ajuda muito agora que ele é o diretor principal de Urara. E pra quem ainda não viu Nodame Cantabile vale a pena e ele foi um dos principais responsáveis pelo Storyboad.

Ou seja, pela própria produção vale a pena dar uma olhada.



Número 2) As Diferenças culturais

Cada uma das meninas é construída de culturas diferentes que seu crescimento pessoal vai acontecendo gradativamente em cada episódio. Algo sem pressa ou sem esquecer quem elas realmente são.
O bom dessa parte em si é que suas diferenças não são esquecidas de forma nenhuma até em suas próprias relações. Quando as meninas conversam e interagem entre elas e com os outros suas raízes ainda estão ali. Até em seus próprios paradigmas: da menina "que veio do mato", da menina "criada pela irmã", da "nerdzinha" e da "patricinha". E mesmo sendo diferentes elas pegam essas diferenças e se unem acrescentando cada uma sem preconceitos e de uma forma bem fofa.
Mas o mais interessante mesmo é que não é deixado de mão esse fator mesmo com o crescimento das personagens e com o desenrolar do anime. O que enriquece mais ainda o plot.



Número 3) Kawaii

Não... Para tudo. Elas são muito fofas e na medida certa. O anime nesse ponto é na medida. É como eu falei na introdução, não é um anime em que seja aquele ecchi boladão com peitos mais que qualquer coisa tipo High School of the Dead e nem um harem muito louco tipo Chaos;Head.
Não. Ele é apenas meninas fofas com uma leve pitada de yuri que também fica na medida. Totalmente diferente por exemplo de Kuttsukiboshi ou até de Akuma no Riddle




Número 4) 4-Koma

Não é sempre que um 4-koma consegue ganhar adaptações. Os 4-komas mais famosos são Azumanga Daioh e K-On! Pra quem não sabe, 4-koma são mangás em que fogem do padrão de mangá comum de pensar na formatação do layout. O 4-koma são simplismente em formato de tirinhas, divididas em quatro quadros. Por isso que normalmente os 4-koma são comédias.
Então por esse merito de um 4-koma conseguir ir a tela vale a pena ver.



Número 5) As referências

Ok daqui pra baixo eu vou citar mais o menos algumas referencias do anime e em como elas realmente fazem ligação culturais, religiosas e afins. Motivo pelo qual esse post também é da  Casa do Senpai.

Templos e Santuários - Na própria OP de Urara Meirochou já podemos ver uma referencia aos templos budistas.  Mesmo com a presença das referencias budistas, em várias partes o anime irá também trazer refencias xintoistas. Assim como a maioria dos japoneses, ele não são nem 100% budista nem 100% xintoista. E vários traços das duas crenças são muito presentes no cotidiano japones. Se você não tem a mínima noção shinto leia aqui


Aqui a baixo vai 3 exemplos de templos budistas no japão. Na ordem são: O templo Horyu-ji ou chamado também de Templo da Lei Florescente localizado em Nara;
O templo Rurikoji localizado em Yamaguchi e por fim o Toji em Kyoto também conhecido como Templo Leste. Mas lembrando que mesmo sendo templos budistas alguns traços dos Santuários Xintoístas também irão aparecer como as Torii.



Kokkuri-san - No ocidente você provavelmente já viu aquela brincadeira com o copo, compasso ou até mesmo o tabuleiro de Ouija. Só que esse ocidental e o Kokkuri tem diferenças "espirituais". Enquanto no Ouija os participantes entram em contato com demônios aleatórios o Kokkuri convoca especificamente espíritos auxiliares de shinto. O jogo foi muito famoso no período Meiji e é uma forma de adivinhação que entra nesse sentindo em Urara. Os participantes escrevem os caracteres em Hiragana em um papel e colocam seus dedos em uma moeda e perguntam. Por sinal ja pareceu em vários animes. Em GTO Onizuka ficava brincando com isso ao invés de dar aula e em Sakamoto desu ga também quando a Kana-chan também usa da brincadeira e Sakamoto acaba possuído pelo espírito da Raposa. A raposa aqui pode ser entendida do próprio Kanji do Kokkuri. Raposa, Cão e Texudo na verdade tem ligação com o nome. A raposa pode ser algo como malandro ou professor, o cão tem atributos de lealdade enquanto o guaxinim é portador de boa sorte e fortuna. Mas não indicam maldade em si nenhum dele. Porem como qualquer forma de adivinhação ela também pode ser levada para esse mal caminho (o que resulta nos filmes, animes etc).



As Raposas - As raposas (kitsune) sempre foram considerados no xintoísmo como mensageiras. Nos templos dedicados a Inari no Japão a imagem delas é frequente. Alguns templos mantem aberta ao objeto adorado (espelho) como algo mais típico. Mas não entrarei nesse detalhe HAHAHHA
Um anime que trata bastante sobre as raposas nesse snetido shinto seria o Gingitsune. Na verdade as raposas são um negócio tão sério para o shinto que vários estudos acadêmicos falam sobre elas. Não vou entrar em muitos detalhe sobre isso aqui então se quiser saber mais pode ler um trabalho muito bom sobre isso aqui
Em Urara você verá raposas ou referencias aos deuses raposas.


Fontes Naturais - As fontes naturais para a cultura japonesa tem uma importância muito especial. É um sinal muito forte de purificação. No anime a ligação das fontes é uma forma de conexão das uraras com os deuses em que pode aumentar seus poderes de adivinhas. Os Onsen japoneses são muito famosos pelas funções terapêuticas na mesma ideia de lavar a alma e o corpo.





Os Portões - As Torris não cansam em aparecer em vários outros animes até mesmo como o Noragami, Hotari no Mori, Natsume Yuujinchou, Kuma Miko e muitos outros. Para entender um pouco mais a ligação das Torii com o xintoismo e com Noragami também eu explico mais aqui




Em Urara Meirochou aparecem Toriis em vários momentos. A cidade tem algumas que podem ser vistas em vários episódios diferentes. E até no tabuleiro do Kokkuri-san tem uma representação pequena que da pra ver na imagem la em cima. No anime as Torii tem ligação aos Deuses do Labirinto.


Meteoromancia - Essa é uma adivinhação que em seu nome é ligado por meio dos meteoros. Esse método espantem-se ou não era usado até na Grécia Antiga. Mas a forma que o anime coloca é um pouco diferente da original porem vale a curiosidade
Na verdade na arte da adivinhação existe TANTAS formas diferentes que a gente não faz a mínima ideia. Quando paramos pra pensar (se um dia pararmos pra pensar porque sinceramente nunca paramos pra pensar sobre isso) sobre as adivinhações só nos vem a cabeça bola de cristal, taro e trago seu amor em 3 dias. 
Esse anime explora essa arte (mito, espiritismo ou como achar melhor chamar) das adivinhações.
Para encerrar nosso post vou deixar algumas das VARIAS formas de adivinhações existentes e muitas delas são mencionadas em Urara Meirochou vou grifar algumas que aparecem no anime mas outras também são mencionadas. Aqui vai:
  • Acutomancia- leitura da sorte feita com agulhas.
  • Aeromancia - adivinhação pela observação do ar.
  • Agromancia -previsão pelo aspecto dos campos.
  • Amniomancia - previsão através do âmnio,membrana que se desenvolve em torno do embrião de vertebrados superiores, formando o saco amniótico.
  • Antracromancia - divinação por meio de carvão incandescente.
  • Apantomancia - previsão por meio de coisas que se apresentam imprevistamente aos olhos.
  • Ascinomancia - adivinhação baseada na profundidade, forma e direção do golpe de um machado num tronco.
  • Astrologia - divinação por estrelas.
  • Axinomancia - adivinhação por meio de um machado.
  • Bibliomancia - divinação por apontamentos aleatórios num livro.
  • Cafeomancia - leitura através da borra de café depositada na xícara de quem consulta.
  • Caomancia - previsão do futuro pela observação de imagens aéreas.
  • Capnomancia - adivinhação pela fumaça liberada por queima ritualística ou advinhação por meio do fumo.
  • Cartomancia - divinação por cartas, por exemplo cartas de tarô.
  • Catoptromancia - ter visões em espelhos.
  • Ceromancia - leitura da sorte através de desenhos feitos de cera, que deve ser pingada ainda líquida em uma superfície seca.
  • Cleromancia ou Lacomancia - adivinhação por dados.
  • Clidomancia - adivinhação por meio de chaves.
  • Cristalomancia - ter visões em cristais.
  • Cromniomancia - adivinhação por cebolas.
  • Dactilomancia - adivinhação pela observação dos anéis usados pelo consulente.
  • Dafnomancia - adivinhação por meio de folhas de loureiro queimadas.
  • Dendromancia - observação de árvores derrubadas.
  • Escarpomancia -leitura da sorte baseada no estudo dos sapatos do consultador.
  • Eteromancia - previsões pela observação do vôo das aves.
  • Geomancia - interpretação de várias marcas no solo ou utilização de objetos aletoriamente lançados, como no jogo de búzios.
  • Haruspício - leitura das entranhas de um sacrifício.
  • Hidromancia - observação da água.
  • Ictiomancia - observação de sinais nas entranhas dos peixes.
  • Kledomancia - interpretação oracular de estranhas observações.
  • Lampadomancia - adivinhação que os antigos faziam observando as variações da chama duma lâmpada ou de um archote.
  • Lecanomancia - previsão mediante a observação de tanques, lagos, do som ou de fenômenos produzidos por objetos ao cair no fundo de uma bacia cheia de água.
  • Libanomancia - previsão pela direção e forma da fumaça do incenso.
  • Licnomancia - adivinhação por meio de lâmpadas ou brandões.
  • Litomancia - adivinhação por meio de pedras.
  • Margaritomancia - adivinhação por pérolas.
  • Meteoromancia - adivinação pela observação dos meteoros.
  • Molibdomancia -adivinhação baseada no exame das figuras resultantes do chumbo derretido que se lança na água ou numa superfície lisa.
  • Necromancia - adivinhação através da observação da cabeça de um cadáver ou pela invocação das almas.
  • Ofdiomancia - interpretação dos movimentos das serpentes.
  • Oinomancia ou Enomancia - adivinhação pelo vinho.
  • Onfalomancia - adivinhação de quantos filhos terá uma mulher pelo exame do número de nós do cordão umbilical do primeiro filho.
  • Oniromancia - adivinhação pela interpretação dos sonhos; Brizomancia.
  • Onomatomancia - adivinhação fundada no nome da pessoa.
  • Ornitomancia - adivinhação baseada no vôo ou no canto das aves.
  • Ouija: Tabuleiro ou tábua de adivinhação.
  • Quiromancia: pela palma da mão.
  • taromancia: uma forma de cartomancia usando cartas de Tarot.
  • Ovomancia ou Oomancia - divinação através de ovos.
  • Pegomancia - previsão que se faz olhando o movimento das fontes.
  • Pelomancia - adivinhação por meio da lama.
  • Piromancia ou Acrimancia - divinação pelo fogo.
  • rabdomancia: percura/adivinhação com bastões
  • Rapsodomancia - adivinhação por meio de trechos extraídos das obras dum poeta.
  • Runemal; adivinhação rúnica: por runas.
  • Salimancia - adivinhação que consiste em derramar sal sobre uma mesa e interpretar a forma e a direção das figuras formadas pelas parcelas.
  • Scrying - um termo genérico para adivinhação visionária.
  • Sicomancia - adivinhação dos antigos, por meio de folhas de figueira, onde escreviam as perguntas de que se desejavam respostas.
  • Sideromancia - adivinhação por meio duma barra de ferro candente, sobre a qual se atiravam pedaços de palha para se observar como ardiam e que direção tomava a fumaça.
  • Tasseomancia - leitura de folhas de chá.
  • Tefromancia - adivinhação em que se usava a cinza dos sacrifícios.
  • Tiromancia - adivinhação na qual se empregava o queijo.
  • Xilomancia - adivinhação por meio da disposição de pauzinhos secos que se acham pelo caminho.
  • Zoomancia - adivinhação por meio dos animais.
Lista daqui

Bizarro quantas são ne? Algumas delas você lembra de Harry Potter, outras de vários animes ou filmes e até livros. Em vários folclores diferentes aparecem isso e mesmo o tempo passando aparecem coisas novas ou outras vão ficando ultrapassadas.

Não é o MELHOR anime da Season, ok. Mas acho que ele também não é o pior. E na verdade eu acho que ele é bom mesmo. Acho que não estão dando o crédito devido a ele e fica aqui meu protesto e minha dica.



Sayonara!

Nenhum comentário